A Opel está de regresso ao desporto automóvel através de duas
vertentes distintas. A marca vai implementar um programa de âmbito
internacional na área de ralis, com o Opel ADAM, ao mesmo tempo que
centra atenções nas pistas alemãs com o Astra OPC.
«Estas novas atividades no plano do desporto automóvel
desempenham um papel importante no realinhamento estratégico da
companhia, já que a competição constitui um elemento fundamental no
perfil da nossa marca» afirma o Presidente da Comissão
Executiva da Opel, Thomas Sedran. A Opel tem uma longa tradição de
sucessos nas competições amadoras e mais populares. O objetivo é criar
novas condições para pilotos privados competirem, oferecendo meios que
possuem elevado nível de sofisticação técnica mas são, simultaneamente,
acessíveis do ponto de vista de orçamento. Com estas iniciativas, a Opel
pretende estabelecer uma plataforma que permita a jovens pilotos
ambiciosos desenvolverem o seu talento.
Ralis: desenvolvimento profissional de talentos em cooperação com o ADAC
A Opel desenhou um programa de alcance europeu para o seu
envolvimento nos ralis. O interesse da marca vai para além da Alemanha,
alargando-se a alguns dos seus mercados principais na Europa. Lançando
mão dos regulamentos da Federação Internacional do Automóvel que
promovem o acesso e progressão nos ralis a jovens pilotos, a Opel vai
oferecer o novo modelo ADAM numa versão de competição ‘cliente’, já
em 2013, desenvolvida de acordo com as especificações FIA R2. Os pilotos
que aderirem à iniciativa concorrerão em provas do calendário ‘ADAC
Rally Masters’, integrados numa competição específica: a ‘ADAC Opel
Rally Cup’.
Haverá um sistema de pontuação especial dedicado a pilotos com idade
inferior a 27 anos. Para além de prémios 2 monetários aliciantes, a Opel
oferecerá ao vencedor absoluto de 2013 orientação durante o ano
seguinte. Além de parceiro da Opel, o ADAC (automóvel clube alemão) é
também um aliado que partilha uma visão estratégica idêntica à da marca
relativamente à formação de novos talentos. O projeto de cooperação visa
a utilização da infraestrutura de desporto automóvel da ADAC. O plano
desportivo da Opel está atualmente delineado até 2016, seguindo-se um
programa modular que permitirá aos pilotos mais talentosos evoluírem da
“ADAC Opel Rally Cup” para um nível internacional. O ADAM será utilizado
nas primeiras duas das quatro fases do programa, cedendo então o lugar à
próxima geração do Corsa.
Nos circuitos: ‘Taça Astra OPC’ integrada no Campeonato de Resistência
O Astra OPC é o modelo escolhido para o envolvimento da Opel nas
provas de circuito, ficando disponível já a partir da temporada de 2013
para pilotos privados. Estes automóveis foram preparados de acordo com
as regras do Campeonato de Resistência VLN, que encontram
correspondência noutras competições amadoras similares na Europa. Os
participantes ao volante dos Astra OPC pontuarão para a ‘Taça Astra
OPC’. O ponto alto da temporada deverá ser a corrida de 24 horas
disputada no mítico circuito grande de Nürburgring, na Alemanha.
Os pilotos privados beneficiarão de condições especialmente atrativas,
incluindo apoio técnico dentro e fora das pistas, preços especiais para
peças e prémios monetários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário